Como migrar WordPress de servidor

A migração de um site WordPress é muito simples, mas pode te dar dor de cabeça se não fizer da maneira correta. Vou ensinar neste post um dos métodos que costumo usar para fazer a migração de meus projetos.

Primeiro passo: 

Exportar o sql de toda a tabela de dados onde está armazenado o seu WordPress (Localhost ou de outro servidor) e importar em um novo banco de dados criado no servidor para qual será feito a migração:

captura-de-tela-2016-09-16-as-13-40-06

*Caso você for manter o mesmo domínio, ou seja, mudar o servidor e suas dns para que mantenha o mesmo nome do site, pule a informação abaixo.

Agora precisaremos alterar o endereço de URL  padrão do site que deve estar como: http://localhost/seuprojeto (ou com domínio do site antigo http://www.seusiteantigo.com.br);

Para isso, ainda no banco de dados, clique em wp_options e altere os seguintes campos:

captura-de-tela-2016-09-16-as-14-02-15

Para o novo domínio ou diretório onde subiu o site. Ex.: http://seunovosite.com.br

 

Segundo passo:

Com o ftp, suba todos os arquivos do seu localhost (ou servidor) para o novo servidor.

captura-de-tela-2016-09-16-as-13-45-22

Terceiro Passo:

Com os arquivos já no novo servidor e o banco de dados devidamente importado, precisamos agora EXCLUIR/RENOMEAR o arquivo do diretório principal: wp-config.php porque o mesmo possui informações de banco de dados e chaves criadas automaticamente pelo WordPress do antigo servidor. Sugiro sempre fazer neste método para evitar conflitos, além de ser mais prático e funcional fazer o WordPress criar um novo arquivo.

Com o arquivo excluido/renomeado, e todos os passos anteriores concluídos, temos agora que “reinstalar” o WordPress. Como nosso banco já está devidamente criado e com os dados importados, agora devemos acessar o URL do site/servidor em que instalamos. Ex,: http://seusite.com.br , e é provável que apareça essa tela:

captura-de-tela-2016-09-16-as-14-11-29

Clique em Vamos lá.

No próximo passo, você deverá preencher com os dados do novo banco de dados (que importou)

captura-de-tela-2016-09-16-as-14-13-29

Neste passo é MUITO IMPORTANTE você colocar o prefixo da tabela exatamente IGUAL ao que foi importado, por exemplo, neste tutorial os meus dados possuíam o prefixo wp_nomedatabela, portanto, meu prefixo é wp_.

(Caso não insira o prefixo correto, o WordPress criará outra tabela e sua importação não será corretamente realizada. Existem maneiras de corrigir isso depois, mas não entrarei em detalhes neste post.)

 

Finalizando:

Caso os passos anteriores sejam feitos corretamente, você deve receber a seguinte mensagem:

captura-de-tela-2016-09-16-as-14-20-43

Ao clicar em instalar, você receberá a seguinte frase:

Já instalado
Parece que você já possui o WordPress instalado. Para reinstalá-lo primeiro limpe as tabelas de seu banco de dados antigo.

Clique em FAZER LOGIN

Você será redirecionado para tela de login.

Acesse com sua senha e login corretamente. No painel administrativo do WordPress, vá em configurações > Links Permanentes e simplesmente clique “Salvar Alterações”; Isso fará com que atualize os links permanentes evitando erros ao acessar páginas e conteúdos internos.

PRONTO. SE ESTIVER FEITO TUDO CORRETAMENTE, SEU SITE JÁ ESTÁ NO AR.

Qualquer dúvida só comentar este post.

Até mais

 

 

About Rubens Junior 18 Articles
Programador Sênior na empresa Hositec, Front-end e Backend; Conhecimento em: Java, PHP, Android, Mysql, HTML, CSS, SASS, LESS, Type Script, Jquery, Webservice, JavaScript... e eterno estudante de outras linguagens também.