Desenvolver em WordPress, vale a pena?

O que podemos fazer com o WordPress? Muitas pessoas se limitam ao blog wordpress.com, mas o grande segredo desse CMS está no wordpress.org.
Nele podemos criar qualquer tipo de site ou blog a partir de um tema e integrar a qualquer sistema que desejar.
Para quem deseja programar o WordPress do zero e ainda não tem muito conhecimento no CMS, pode iniciar usando algum dos frameworks citados neste post para elaborar seu tema. Na verdade, esses frameworks são basicamente “Get Started” para seu projeto/tema . É necessário conhecer pelo menos o básico de PHP e um bom conhecimento de CSS para criar os estilos.

O que precisa entender sobre wordpress

No WordPress existem muitos temas prontos e é muito fácil editar seus estilos até chegar a um padrão visual que deseja, até mais fácil do que criar um tema novo, porém, um bom programador faz o que for necessário para padronizar seus códigos de acordo com seu conhecimento, fazendo com que os projetos sejam mais rápidos e organizados, além de fazer de forma fácil a sua manutenção.

Criar um tema do zero ou usar um framework?

Eu já fiz temas do zero, como também já usei frameworks, confesso que pela praticidade em desenvolver, eu utilizo quase que corriqueiramente nos meus projetos. Farei uma pequena, resumida e superficial análise sobre usar ou não frameworks em seus projetos/temas.

  • Vantagens: A grande vantagem é a praticidade, tempo e boas práticas já implementadas.
  • Desvantagens: Possui ferramentas que talvez não sejam usadas em sua aplicação.

Em grosso modo, criar do zero é bom para ampliar seu conhecimento sobre o wordpress, já com algum framework, ganhará muito tempo, pois já temos um “get started”;

Quais são esses frameworks?

Existem alguns frameworks disponíveis em wordpress. Eu citarei apenas 2, pois são os que mais utilizo em meus projetos.

SAGE  – Esse framework é gringo, porém é muito interessante! Foi o primeiro que utilizei, tem todos os detalhes de instalação no site para usa-lo. (Irei fazer uma postagem em breve sobre ele); Em todo seu projeto é usado Sass como pré-processador e já possuí toda arquitetura de tema do WordPress.

Odin – Muito semelhante ao Sage, e foi desenvolvido pela comunidade brasileira, sua instalação é bem prática, e já possui em sua base  uma arquitetura para receber até o plugin woocommerce por exemplo. Neste post ensino a instalar e usar o Odin em seu wordpress

Teremos mais postagens sobre este tema em breve, então fiquem ligados.

Obrigado =)

Programador Sênior na empresa Hositec, Front-end e Backend; Conhecimento em: Java, PHP, Android, Mysql, HTML, CSS, SASS, LESS, Type Script, Jquery, Webservice, JavaScript... e eterno estudante de outras linguagens também.

About Rubens Junior 18 Articles
Programador Sênior na empresa Hositec, Front-end e Backend; Conhecimento em: Java, PHP, Android, Mysql, HTML, CSS, SASS, LESS, Type Script, Jquery, Webservice, JavaScript... e eterno estudante de outras linguagens também.