O “SSL” são protocolos que conferem a segurança na comunicação pela internet, seja ela por email, navegação em páginas e outros tipos de transferências de dados.
Estes protocolos ajudam a prevenir que intermediários tenham acesso indevido ou falsifiquem os dados transmitidos.
Como funciona?
O servidor do site que está sendo acessado envia uma chave pública ao browser, usada por este para enviar uma chamada secreta, aleatoriamente. Assim, fica formada a troca de dados criptografados entre dois computadores.
Essa conexão é sempre iniciada pelo cliente. e uma vez que o usuário solicita a conexão com um site seguro, o navegador da web pede o envio do Certificado Digital e verifica se o certificado enviado é confiável, válido e se está relacionado com o site que o enviou.
Quando as informações são confirmadas, a chave pública é enviada e as mensagens podem ser trocadas.
Pode soar complicado, mas não podemos esquecer o quão importante é o SSL nas negociações entre cliente/servidor .
A SSL é usada geralmente em sites que trabalham com segurança de dados e informação (lojas virtuais, sites de pagamentos, sites de cadastros de usuários e assim por diante…), para proteger de roubo de dados dos usuários de site, possibilitando que as informações sejam entregues com segurança. Claro, além dessa conexão, é importante que o desenvolvedor do website crie ferramentas capazes de proteger ainda mais o ambiente onde ele estará hospedado.
Conexão SSL é contratada junto ao servidor de hospedagem ou empresas que protegem o domínio, valores são provenientes do serviço contratado, mas é de suma importância que os dados sejam criptografados.
Como saber se o site tem SSL?
Simples, sem o certificado SSL, o domínio ficará apenas, http:// na barra de endereços do seu navegador, caso tenha o certificado, ele acrescentará um ‘S’, ficando https://, Além disso, aparecerá um cadeado e geralmente da cor verde, mostrando que a conexão está protegida.
Até mais pessoal!