Como migrar WordPress de servidor

A migração de um site WordPress é muito simples, mas pode te dar dor de cabeça se não fizer da maneira correta. Vou ensinar neste post um dos métodos que costumo usar para fazer a migração de meus projetos.

Primeiro passo: 

Exportar o sql de toda a tabela de dados onde está armazenado o seu WordPress (Localhost ou de outro servidor) e importar em um novo banco de dados criado no servidor para qual será feito a migração:

captura-de-tela-2016-09-16-as-13-40-06

*Caso você for manter o mesmo domínio, ou seja, mudar o servidor e suas dns para que mantenha o mesmo nome do site, pule a informação abaixo.

Agora precisaremos alterar o endereço de URL  padrão do site que deve estar como: http://localhost/seuprojeto (ou com domínio do site antigo http://www.seusiteantigo.com.br);

Para isso, ainda no banco de dados, clique em wp_options e altere os seguintes campos:

captura-de-tela-2016-09-16-as-14-02-15

Para o novo domínio ou diretório onde subiu o site. Ex.: http://seunovosite.com.br

 

Segundo passo:

Com o ftp, suba todos os arquivos do seu localhost (ou servidor) para o novo servidor.

captura-de-tela-2016-09-16-as-13-45-22

Terceiro Passo:

Com os arquivos já no novo servidor e o banco de dados devidamente importado, precisamos agora EXCLUIR/RENOMEAR o arquivo do diretório principal: wp-config.php porque o mesmo possui informações de banco de dados e chaves criadas automaticamente pelo WordPress do antigo servidor. Sugiro sempre fazer neste método para evitar conflitos, além de ser mais prático e funcional fazer o WordPress criar um novo arquivo.

Com o arquivo excluido/renomeado, e todos os passos anteriores concluídos, temos agora que “reinstalar” o WordPress. Como nosso banco já está devidamente criado e com os dados importados, agora devemos acessar o URL do site/servidor em que instalamos. Ex,: http://seusite.com.br , e é provável que apareça essa tela:

captura-de-tela-2016-09-16-as-14-11-29

Clique em Vamos lá.

No próximo passo, você deverá preencher com os dados do novo banco de dados (que importou)

captura-de-tela-2016-09-16-as-14-13-29

Neste passo é MUITO IMPORTANTE você colocar o prefixo da tabela exatamente IGUAL ao que foi importado, por exemplo, neste tutorial os meus dados possuíam o prefixo wp_nomedatabela, portanto, meu prefixo é wp_.

(Caso não insira o prefixo correto, o WordPress criará outra tabela e sua importação não será corretamente realizada. Existem maneiras de corrigir isso depois, mas não entrarei em detalhes neste post.)

 

Finalizando:

Caso os passos anteriores sejam feitos corretamente, você deve receber a seguinte mensagem:

captura-de-tela-2016-09-16-as-14-20-43

Ao clicar em instalar, você receberá a seguinte frase:

Já instalado
Parece que você já possui o WordPress instalado. Para reinstalá-lo primeiro limpe as tabelas de seu banco de dados antigo.

Clique em FAZER LOGIN

Você será redirecionado para tela de login.

Acesse com sua senha e login corretamente. No painel administrativo do WordPress, vá em configurações > Links Permanentes e simplesmente clique “Salvar Alterações”; Isso fará com que atualize os links permanentes evitando erros ao acessar páginas e conteúdos internos.

PRONTO. SE ESTIVER FEITO TUDO CORRETAMENTE, SEU SITE JÁ ESTÁ NO AR.

Qualquer dúvida só comentar este post.

Até mais

 

 

Programador Sênior na empresa Hositec, Front-end e Backend; Conhecimento em: Java, PHP, Android, Mysql, HTML, CSS, SASS, LESS, Type Script, Jquery, Webservice, JavaScript... e eterno estudante de outras linguagens também.

About Rubens Junior 18 Articles
Programador Sênior na empresa Hositec, Front-end e Backend; Conhecimento em: Java, PHP, Android, Mysql, HTML, CSS, SASS, LESS, Type Script, Jquery, Webservice, JavaScript... e eterno estudante de outras linguagens também.